Respostas curta:
1 O sacrifício de Cristo na cruz se torna presente de forma incruenta na Missa e não uma repetição.
2 A Missa torna presente o sacrifício único de Cristo, sem repetição, ao qual a Igreja se une em oblação.
Resposta avançada:
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A Missa é o centro da vida cristã porque nela o sacrifício único de Cristo se torna presente de forma incruenta, perpetuando sua oferta redentora na cruz. Conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC 1366), a Eucaristia representa o sacrifício da cruz, sendo dele o memorial. Ela aplica os frutos desse sacrifício, como a remissão dos pecados. Cristo se ofereceu uma vez por todas (Hebreus 7,27; 9,26; 10,10) e, na Missa, essa única oblação se faz presente, não como repetição, mas como atualização sacramental (1 Coríntios 11,24-25; Lucas 22,19-20; Hebreus 9,14).


O Catecismo (CIC 1367) ensina que o sacrifício de Cristo e o da Eucaristia não são dois sacrifícios distintos, mas constituem um único e mesmo ato: "é a mesma vítima que se oferece". Na Missa, a Igreja participa desse sacrifício, oferecendo-se também com Cristo. Como diz São Paulo, a vida dos fiéis, seus sofrimentos e suas orações unem-se ao sacrifício de Cristo (Colossenses 1,24; Romanos 12,1). Quando participamos da Eucaristia, estamos nos unindo à oferta de Cristo, como um só corpo (1 Coríntios 10,16-17).


A oblação de Cristo, que conquistou para nós uma redenção eterna (Hebreus 9,12), perpetua-se na Missa (CIC 1368), dando aos cristãos a possibilidade de se unir a essa oferta. A Eucaristia é, assim, um sacrifício propiciatório (Isaías 53,5; Mateus 26,28), aplicando a todos os fiéis a graça da redenção alcançada uma vez por todas por Cristo. A Missa não é uma repetição, mas a presença viva do sacrifício de Cristo, que se renova na liturgia para a salvação de todas as gerações.

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A Missa: Atualização do Sacrifício de Cristo

A Missa: Atualização do Sacrifício de Cristo

A Missa é o centro da vida cristã, pois nela o sacrifício único de Cristo na cruz se torna presente. Conforme o Catecismo (CIC 1366), a Eucaristia é o memorial desse sacrifício, aplicando seus frutos redentores, como a remissão dos pecados. Na Missa, a oferta de Cristo é atualizada, não repetida, tornando-se um evento presente para a salvação de todos.

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Participação dos Fiéis no Sacrifício de Cristo

Participação dos Fiéis no Sacrifício de Cristo

O Catecismo (CIC 1367) ensina que o sacrifício de Cristo e o da Eucaristia são um só. Na Missa, os fiéis unem suas vidas, orações e sofrimentos à oferta de Cristo, participando desse ato de redenção (Colossenses 1,24; Romanos 12,1). Assim, a Eucaristia perpetua a oblação de Cristo e aplica aos fiéis a graça da redenção, renovando a presença de Cristo para todas as gerações.

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Referências
  • O sacrifício de Cristo é único e não repetido: Hebreus 7,27; 9,26; 10,10

  • O sacrifício de Cristo torna-se presente na Missa: 1 Coríntios 11,24-25; Lucas 22,19-20; Hebreus 9,14

  • A Igreja participa do sacrifício de Cristo: Colossenses 1,24; Romanos 12,1; 1 Coríntios 10,16-17

  • A oblação de Cristo perpetua-se na Missa: Hebreus 9,12; 10,14; 9,26

  • O sacrifício de Cristo é propiciatório: Isaías 53,5; Mateus 26,28

  • CIC 1366, 1367 e 1368

  • Confira no Catecismo da Igreja Católica as seguintes referências: CIC 1363, 1364, 1365, 1366, 1367 e 1368

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