Respostas curta:
1 A doutrina da Imaculada Conceição afirma que Maria foi concebida sem o pecado original, preservada por Deus desde o início de sua existência
2 A Imaculada Conceição é o dogma que Maria foi concebida sem pecado original.
Resposta avançada:
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A doutrina da Imaculada Conceição afirma que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção. Proclamado oficialmente pelo Papa Pio IX em 1854, o dogma ensina que Maria, "cheia de graça" (Lc 1,28), foi redimida de maneira singular pelos méritos de Jesus Cristo.


Um ponto importante nesta doutrina é o uso do termo grego "Kecharitomene" no Evangelho de Lucas. Na saudação do anjo Gabriel, ele se dirige a Maria dizendo: "Ave, cheia de graça" (Lc 1,28). O termo "Kecharitomene" significa "completamente agraciada" ou "plenamente favorecida" e, na forma verbal usada, indica uma ação completa e contínua. Isso implica que Maria foi agraciada por Deus desde o início de sua existência, permanecendo nessa graça até o momento da saudação do anjo. Esse título é único nas Escrituras, sendo utilizado apenas para Maria, o que aponta para sua condição especial e sua preservação do pecado original.


Os Padres da Igreja também contribuíram para essa compreensão. São Justino Mártir e Santo Irineu desenvolveram a tipologia de Maria como a "nova Eva". Assim como Eva foi criada sem pecado, mas escolheu desobedecer, Maria foi concebida sem pecado e permaneceu fiel a Deus. Santo Agostinho, ao debater sobre o pecado original no século IV, afirmou que todos, exceto a Virgem Maria, estavam sujeitos ao pecado original, reconhecendo a santidade especial que Maria possuía desde sua concepção.


O Catecismo da Igreja Católica confirma que Maria foi preservada "em vista dos méritos de Jesus Cristo" (CIC 491). Esse privilégio destaca que a Imaculada Conceição não é um mérito próprio de Maria, mas uma graça dada por Deus em preparação para seu papel como Mãe de Jesus.


Assim, a doutrina da Imaculada Conceição, apoiada pela Sagrada Escritura e pelos ensinamentos dos Padres da Igreja, reflete o desígnio divino de preparar Maria para sua missão única na história da salvação. O uso exclusivo de "Kecharitomene" para Maria reforça sua posição singular como a única concebida sem pecado original.

Referências
  • CIC 490 - 493

  • Gênesis 3,15

  • Lucas 1,28

  • Apocalipse 12, 1

  • CIC 491

  • Lc 1,28

  • Compendium of the Catechism of the Catholic Church 96

  • Ineffabilis Deus

  • De Natura et Gratia

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