A circuncisão, em Gênesis 17,12, era o sinal da Antiga Aliança, aplicado aos meninos ao oitavo dia de vida. O Batismo, como a nova circuncisão, conforme ensinado por Colossenses 2,11-12, substitui esse rito, permitindo que as crianças sejam inseridas na Nova Aliança e recebam a graça de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC 1250) ensina que as crianças, nascidas com a natureza humana decaída pelo pecado original, precisam ser libertas através do Batismo. Embora o Batismo infantil não seja explicitamente mencionado nas Escrituras, as crianças estão incluídas no plano salvífico, pois todos necessitam de purificação.
Em Mateus 28,19, Jesus comanda seus discípulos: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os...” A ordem dada por Jesus não desconsidera as crianças. Embora essa passagem bíblica não faça referência direta ao Batismo infantil, pode-se entender que todas as nações vá especialmente para crianças de todas as idades.
Em Atos 2,38-39, Pedro diz que a promessa do Batismo é para "vós e vossos filhos". Embora não haja uma referência direta ao Batismo de bebês, a menção aos filhos indica que a promessa de salvação pelo Batismo inclui as crianças, abrindo a possibilidade de seu Batismo.
Em Atos 16,15 e Atos 16,33, vemos Lídia e o carcereiro sendo batizados com "toda a sua casa". A prática de batizar toda a família, embora não mencione especificamente crianças, sugere que o Batismo de membros de todas as idades, inclusive os mais jovens, fazia parte da tradição apostólica.
Em 1 Coríntios 1,16, Paulo menciona que batizou "toda a casa de Estéfanas", reforçando o padrão de batizar famílias inteiras. Embora as Escrituras não detalhem a presença de crianças nesses eventos, a tradição sugere que elas eram incluídas no Batismo, assim como eram circuncidadas na Antiga Aliança.
Romanos 5,18-19 afirma que o pecado original afeta a todos, inclusive os recém-nascidos. Embora o Batismo infantil não seja explicitamente detalhado neste texto, a necessidade de purificação do pecado original sugere que o Batismo também é necessário para as crianças.
Em Lucas 18,15-16, Jesus acolhe as crianças e diz: "Deixai as crianças virem a mim, pois delas é o Reino de Deus." Embora o Batismo infantil não esteja mencionado, esse convite de Jesus mostra que as crianças são dignas de receber a graça, justificando a prática do Batismo.
Finalmente, em João 3,5, Jesus ensina que "ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito". Isso se aplica a todos, inclusive às crianças, que também precisam da graça do Batismo, mesmo que o texto não mencione explicitamente o Batismo infantil.
Testemunho dos Pais da Igreja:
Os Pais da Igreja apoiam a prática do Batismo infantil desde os primeiros séculos. Orígenes (c. 185-254 d.C.) afirmou que o Batismo infantil era uma tradição recebida dos apóstolos. Em suas Homilias sobre Levítico, ele diz que a Igreja batiza crianças porque, mesmo desde o nascimento, estão manchadas pelo pecado original.
Santo Irineu de Lyon (c. 130-202 d.C.), em Adversus Haereses, escreve que Jesus "veio para salvar todos os homens, incluindo crianças, jovens e adultos", reforçando a inclusão das crianças no plano de salvação através do Batismo.
Além disso, Santo Cipriano de Cartago (c. 210-258 d.C.) defendeu em uma carta o Batismo das crianças, mesmo antes do oitavo dia, respondendo a uma questão levantada sobre a prática. Ele reafirma que nenhuma alma deve ser privada da graça salvadora de Deus.
Esses testemunhos mostram que, mesmo sem uma menção explícita nas Escrituras, a prática do Batismo infantil era amplamente aceita e defendida na tradição cristã desde os primeiros séculos, como parte da transmissão da fé recebida dos apóstolos.

O Batismo como Nova Circuncisão
Em Colossenses 2,11-12, o Batismo substitui a circuncisão como sinal da Nova Aliança. Assim como na Antiga Aliança, o Batismo infantil permite que as crianças recebam a graça de Deus e sejam incluídas na família da fé.

Base Bíblica e Tradição Apostólica
Atos 16,15 e 1 Coríntios 1,16 mostram o Batismo de "toda a casa". Embora as Escrituras não mencionem explicitamente crianças, a tradição sugere que elas eram incluídas, como ocorre desde os primeiros séculos, com apoio dos Pais da Igreja.

Necessidade do Batismo para as Crianças
Jesus diz que "ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito" (João 3,5). A Igreja entende que isso se aplica a todos, inclusive às crianças, que precisam da graça do Batismo para a purificação do pecado original (CIC §1250).
-
CIC 403: Declara que desde os primeiros tempos, a Igreja batiza as crianças, acreditando que são tocadas pelo pecado original.
-
CIC 1250: Fala sobre o Batismo das crianças para libertá-las do pecado original.
-
CIC 1282: Explica que o Batismo de crianças é uma prática antiga da Igreja.
-
CIC 1261: Ensina que as crianças recebem a graça salvadora por meio do Batismo.
-
CIC 1250: As crianças nascem com o pecado original e precisam ser libertadas pelo Batismo.
-
CIC 1257: O Batismo é necessário para a salvação, sendo um novo nascimento para as crianças.
-
Gênesis 17,12: A circuncisão era para meninos; o Batismo, como nova Aliança, é dado também às crianças para purificação.
-
Colossenses 2,11-12: O Batismo substitui a circuncisão, concedendo a graça também às crianças desde o início de suas vidas.
-
Mateus 28,19: Jesus manda batizar todas as nações, incluindo crianças, mostrando que a salvação é para todos.
-
Atos 2,38-39: Pedro afirma que o Batismo é para "vós e vossos filhos", estendendo a promessa de salvação às crianças.
-
Atos 16,15: Lídia e toda a sua casa foram batizados, mostrando que o Batismo inclui crianças.
-
Atos 16,33: O carcereiro e toda a sua família foram batizados, incluindo crianças na Aliança.
-
1 Coríntios 1,16: Paulo batiza toda a casa de Estéfanas, refletindo a prática de batizar crianças também.
-
Romanos 5,18-19: O pecado original afeta todos, inclusive crianças. O Batismo purifica desde o nascimento.
-
Lucas 18,15-16: Jesus acolhe as crianças e diz que o Reino de Deus é delas, justificando o Batismo infantil.
-
João 3,5: O Batismo, "nascer da água e do Espírito", é necessário para todos, inclusive as crianças.
-
Santo Irineu de Lyon (Adversus Haereses 2,22) fala da salvação de todas as idades, incluindo crianças.
-
Orígenes (Homilias sobre Levítico 8,3) menciona o Batismo infantil como tradição apostólica.
Entendemos que a fidelidade à doutrina da Igreja é fundamental, e por isso, valorizamos a colaboração dos usuários para manter a integridade do conteúdo apresentado.
Agradecemos pela compreensão e pelo compromisso com a fé católica.