Respostas curta:
1 Porque o Batismo purifica do pecado original, herdado desde Adão, e concede a graça santificante.
2 Nascidas em pecado, as crianças necessitam do Batismo para se tornarem filhas de Deus.
Resposta avançada:
1

A circuncisão, em Gênesis 17,12, era o sinal da Antiga Aliança, aplicado aos meninos ao oitavo dia de vida. O Batismo, como a nova circuncisão, conforme ensinado por Colossenses 2,11-12, substitui esse rito, permitindo que as crianças sejam inseridas na Nova Aliança e recebam a graça de Deus.


O Catecismo da Igreja Católica (CIC 1250) ensina que as crianças, nascidas com a natureza humana decaída pelo pecado original, precisam ser libertas através do Batismo. Embora o Batismo infantil não seja explicitamente mencionado nas Escrituras, as crianças estão incluídas no plano salvífico, pois todos necessitam de purificação.


Em Mateus 28,19, Jesus comanda seus discípulos: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os...” A ordem dada por Jesus não desconsidera as crianças. Embora essa passagem bíblica não faça referência direta ao Batismo infantil, pode-se entender que todas as nações vá especialmente para crianças de todas as idades.


Em Atos 2,38-39, Pedro diz que a promessa do Batismo é para "vós e vossos filhos". Embora não haja uma referência direta ao Batismo de bebês, a menção aos filhos indica que a promessa de salvação pelo Batismo inclui as crianças, abrindo a possibilidade de seu Batismo.


Em Atos 16,15 e Atos 16,33, vemos Lídia e o carcereiro sendo batizados com "toda a sua casa". A prática de batizar toda a família, embora não mencione especificamente crianças, sugere que o Batismo de membros de todas as idades, inclusive os mais jovens, fazia parte da tradição apostólica.


Em 1 Coríntios 1,16, Paulo menciona que batizou "toda a casa de Estéfanas", reforçando o padrão de batizar famílias inteiras. Embora as Escrituras não detalhem a presença de crianças nesses eventos, a tradição sugere que elas eram incluídas no Batismo, assim como eram circuncidadas na Antiga Aliança.


Romanos 5,18-19 afirma que o pecado original afeta a todos, inclusive os recém-nascidos. Embora o Batismo infantil não seja explicitamente detalhado neste texto, a necessidade de purificação do pecado original sugere que o Batismo também é necessário para as crianças.


Em Lucas 18,15-16, Jesus acolhe as crianças e diz: "Deixai as crianças virem a mim, pois delas é o Reino de Deus." Embora o Batismo infantil não esteja mencionado, esse convite de Jesus mostra que as crianças são dignas de receber a graça, justificando a prática do Batismo.


Finalmente, em João 3,5, Jesus ensina que "ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito". Isso se aplica a todos, inclusive às crianças, que também precisam da graça do Batismo, mesmo que o texto não mencione explicitamente o Batismo infantil.


Testemunho dos Pais da Igreja:


Os Pais da Igreja apoiam a prática do Batismo infantil desde os primeiros séculos. Orígenes (c. 185-254 d.C.) afirmou que o Batismo infantil era uma tradição recebida dos apóstolos. Em suas Homilias sobre Levítico, ele diz que a Igreja batiza crianças porque, mesmo desde o nascimento, estão manchadas pelo pecado original.


Santo Irineu de Lyon (c. 130-202 d.C.), em Adversus Haereses, escreve que Jesus "veio para salvar todos os homens, incluindo crianças, jovens e adultos", reforçando a inclusão das crianças no plano de salvação através do Batismo.


Além disso, Santo Cipriano de Cartago (c. 210-258 d.C.) defendeu em uma carta o Batismo das crianças, mesmo antes do oitavo dia, respondendo a uma questão levantada sobre a prática. Ele reafirma que nenhuma alma deve ser privada da graça salvadora de Deus.


Esses testemunhos mostram que, mesmo sem uma menção explícita nas Escrituras, a prática do Batismo infantil era amplamente aceita e defendida na tradição cristã desde os primeiros séculos, como parte da transmissão da fé recebida dos apóstolos.

Referências
  • CIC 403: Declara que desde os primeiros tempos, a Igreja batiza as crianças, acreditando que são tocadas pelo pecado original.

  • CIC 1250: Fala sobre o Batismo das crianças para libertá-las do pecado original.

  • CIC 1282: Explica que o Batismo de crianças é uma prática antiga da Igreja.

  • CIC 1261: Ensina que as crianças recebem a graça salvadora por meio do Batismo.

  • CIC 1250: As crianças nascem com o pecado original e precisam ser libertadas pelo Batismo.

  • CIC 1257: O Batismo é necessário para a salvação, sendo um novo nascimento para as crianças.

  • Gênesis 17,12: A circuncisão era para meninos; o Batismo, como nova Aliança, é dado também às crianças para purificação.

  • Colossenses 2,11-12: O Batismo substitui a circuncisão, concedendo a graça também às crianças desde o início de suas vidas.

  • Mateus 28,19: Jesus manda batizar todas as nações, incluindo crianças, mostrando que a salvação é para todos.

  • Atos 2,38-39: Pedro afirma que o Batismo é para "vós e vossos filhos", estendendo a promessa de salvação às crianças.

  • Atos 16,15: Lídia e toda a sua casa foram batizados, mostrando que o Batismo inclui crianças.

  • Atos 16,33: O carcereiro e toda a sua família foram batizados, incluindo crianças na Aliança.

  • 1 Coríntios 1,16: Paulo batiza toda a casa de Estéfanas, refletindo a prática de batizar crianças também.

  • Romanos 5,18-19: O pecado original afeta todos, inclusive crianças. O Batismo purifica desde o nascimento.

  • Lucas 18,15-16: Jesus acolhe as crianças e diz que o Reino de Deus é delas, justificando o Batismo infantil.

  • João 3,5: O Batismo, "nascer da água e do Espírito", é necessário para todos, inclusive as crianças.

  • Santo Irineu de Lyon (Adversus Haereses 2,22) fala da salvação de todas as idades, incluindo crianças.

  • Orígenes (Homilias sobre Levítico 8,3) menciona o Batismo infantil como tradição apostólica.

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