Saudação
Inácio, também chamado Teóforo, a Policarpo, Bispo da Igreja dos Esmirnenses, ou melhor, aquele que tem por seu próprio Bispo a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo: [desejo] abundância de felicidade.
Capítulo 1 — Louvor e exortação
Tendo obtido boa prova de que tua mente está firmada em Deus como sobre uma rocha inabalável, glorifico em alta voz [o Seu nome] por ter sido considerado digno de contemplar teu rosto irrepreensível, o qual sempre desejo gozar em Deus. Suplico-te, pela graça com que estás revestido, que prossigas na tua corrida e exortes a todos para que sejam salvos. Mantém tua posição com todo cuidado, tanto na carne quanto no espírito. Tem como prioridade conservar a unidade, do que nada há de melhor. Suporta a todos, assim como o Senhor te suporta. Ampara todos no amor, como já o fazes. Entrega-te à oração sem cessar. Implora maior entendimento além do que já possuis. Sê vigilante, possuindo um espírito desperto. Fala a cada um individualmente, conforme Deus te concede. Suporta as enfermidades de todos, como atleta perfeito [na vida cristã]; quanto maior o labor, tanto maior o ganho.
Capítulo 2 — Exortações
Se amas os bons discípulos, nisso não tens mérito; procura, antes, pela mansidão, subjugar os mais difíceis. Nem toda ferida se cura com o mesmo remédio. Mitiga ataques violentos com aplicações brandas. Sê em tudo “prudente como a serpente e simples como a pomba”. Pois por isso foste formado de corpo e espírito: para tratares com brandura os males visíveis diante de ti; e quanto aos invisíveis, roga a Deus que te sejam revelados, para que nada te falte, mas superabundes em todo dom. Os tempos exigem tua vigilância, como os ventos ao piloto, e como o porto ao náufrago, a fim de que tanto tu quanto os teus alcancem a Deus. Sê sóbrio como atleta de Deus: o prêmio diante de ti é a imortalidade e a vida eterna, na qual confias. Em todas as coisas, seja minha alma por tua, e também minhas cadeias, as quais tens amado.
Capítulo 3 — Perseverança na verdade
Não te perturbem os que, parecendo dignos de crédito, ensinam doutrinas estranhas. Permanece firme como a bigorna sob os golpes. É próprio do atleta nobre ser ferido e ainda assim vencer. Devemos, sobretudo, suportar tudo por amor a Deus, para que Ele também nos suporte e nos introduza em Seu reino. Aumenta ainda mais teu zelo; corre tua corrida com energia crescente; considera bem os tempos. Espera por Cristo, Filho de Deus: que antes do tempo existia, mas no tempo se manifestou; invisível por natureza, mas visível na carne; impalpável e impassível, mas por nós se fez passível; e de toda maneira sofreu por nossa causa.
Capítulo 4 — Cuidado pastoral
Não negligencies as viúvas: sê tu, depois do Senhor, seu protetor e amigo. Nada se faça sem o teu consentimento; nem tu faças algo sem a aprovação de Deus, como já fazes, pois és firme. Reuni-vos frequentemente; procura cada um pelo nome. Não desprezes os escravos, sejam homens ou mulheres; mas que tampouco se ensoberbeçam, antes se submetam ainda mais, para a glória de Deus, a fim de que alcancem de Deus uma liberdade melhor. Não desejem ser libertos às custas do público, para que não se tornem escravos de suas próprias paixões.
Capítulo 5 — Maridos e esposas
Foge das artes malignas; antes, denuncia-as publicamente. Exorta minhas irmãs a amarem ao Senhor e a contentarem-se com seus maridos, tanto na carne como no espírito. De igual modo, exorta meus irmãos, em nome de Jesus Cristo, a amarem suas esposas como o Senhor amou a Igreja. Se alguém puder permanecer em pureza, em honra Àquele que é Senhor da carne, que assim permaneça sem vangloriar-se; mas se se ensoberbecer, já está perdido; e se julgar-se maior que o bispo, será arruinado. Aos que se casam, convém formar sua união com o consentimento do bispo, para que o matrimônio seja segundo Deus, e não segundo a concupiscência. Em tudo, façam para a glória de Deus.
Capítulo 6 — Deveres do rebanho
Atendei ao bispo, para que também Deus vos atenda. Minha alma seja pelos que se submetem ao bispo, aos presbíteros e aos diáconos; e minha porção seja com eles em Deus! Trabalhai juntos, lutai juntos, correde juntos, sofreis juntos, repousai juntos e levantai-vos juntos, como despenseiros, cooperadores e servos de Deus. Agradai Àquele sob cujo estandarte combateis e de quem recebereis o salário. Que ninguém seja encontrado desertor. Que vosso batismo seja como vossa couraça; a fé como vosso capacete; o amor como vossa lança; e a paciência como toda vossa armadura. Vossas obras sejam o encargo a vós confiado, para que recebais digna recompensa. Sede longânimos uns com os outros, com mansidão, como Deus convosco.
Capítulo 7 — Envio de mensageiro a Antioquia
Sabendo, pelo vosso zelo em oração, que a Igreja que está em Antioquia da Síria possui paz, também eu me alegro mais, descansando em Deus, se por meio do sofrimento for achado digno de chegar a Ele, de modo que, pelas vossas súplicas, eu seja reconhecido como discípulo de Cristo. Convém, ó Policarpo, bem-aventurado em Deus, convocar um santo concílio e escolher alguém que muito ameis e reconheçais como homem diligente, para ser designado mensageiro de Deus e ir à Síria, glorificando assim vosso amor operoso para a glória de Cristo. O cristão não é dono de si mesmo, mas está sempre pronto para o serviço de Deus. Esta obra é de Deus e vossa, quando a cumprirdes para Sua glória.
Capítulo 8 — As demais Igrejas
Como não pude escrever a todas as Igrejas, porque devo partir apressadamente de Trôade para Neápolis, peço-te, conhecedor que és da vontade de Deus, que escrevas às Igrejas vizinhas, para que façam o mesmo: as que puderem, enviando mensageiros; as demais, mandando cartas por meio daqueles que tu enviares, para que sejas glorificado por uma obra que será lembrada para sempre, como és digno. Saúdo a todos nominalmente, e em especial a esposa de Epitropo com toda sua casa e filhos. Saúdo Átalo, meu amado. Saúdo também aquele que será considerado digno de ir convosco à Síria. Que a graça esteja com ele para sempre, e com Policarpo que o envia. Oro por vossa felicidade perpétua em nosso Deus, Jesus Cristo. Saúdo Alce, meu amado. Permanecei bem no Senhor.