Saudação
Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Amado, que por misericórdia alcançou toda sorte de dons, repleta de fé e de amor, e em nada carente de graça, digníssima de Deus e ornada de santidade; à Igreja que está em Esmirna, na Ásia, deseja abundância de felicidades, pelo imaculado Espírito e pela palavra de Deus.
Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja de Deus, o altíssimo Pai, e de seu amado Filho Jesus Cristo, que por misericórdia alcançou toda sorte de dons, repleta de fé e de amor, e em nada carente de graça, digníssima de Deus e ornada de santidade; à Igreja que está em Esmirna, na Ásia, deseja abundância de felicidades, pelo imaculado Espírito e pela palavra de Deus.
Capítulo 1 — Ações de graças a Deus por vossa fé
Glorifico a Deus, Jesus Cristo, que vos concedeu tal sabedoria. Pois observei que estais aperfeiçoados numa fé inabalável, como se fôsseis pregados à cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, tanto na carne como no espírito, e firmados na caridade pelo sangue de Cristo, estando plenamente persuadidos, quanto ao nosso Senhor, de que Ele foi verdadeiramente da descendência de Davi segundo a carne, e Filho de Deus segundo a vontade e o poder de Deus; de que nasceu verdadeiramente de uma virgem, foi batizado por João para que por Ele se cumprisse toda justiça, e foi verdadeiramente, sob Pôncio Pilatos e Herodes, o tetrarca, pregado por nós em sua carne. Deste fruto nos tornamos participantes por sua ditosa paixão, a fim de que, por sua ressurreição, erguesse um estandarte para todas as eras a todos os seus santos e fiéis, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, no único corpo de sua Igreja.
Glorifico o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que por Ele vos concedeu tal sabedoria. Pois observei que estais aperfeiçoados numa fé inabalável, como se fôsseis pregados à cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, tanto na carne como no espírito, e firmados na caridade pelo sangue de Cristo, estando plenamente persuadidos, em toda verdade, de que nosso Senhor Jesus Cristo é o Filho de Deus, “o primogênito de toda criatura”, o Verbo de Deus, o Unigênito, e que, segundo a carne, é da descendência de Davi pela Virgem Maria; que foi batizado por João para que por Ele se cumprisse toda justiça; que viveu vida santíssima, sem pecado, e foi verdadeiramente, sob Pôncio Pilatos e Herodes, o tetrarca, pregado por nós em sua carne. Dele também recebemos o ser, por sua ditosa paixão, a fim de que, por sua ressurreição, erguesse um estandarte para as eras a todos os seus santos e fiéis, tanto dentre os judeus como dentre os gentios, no único corpo de sua Igreja.
Capítulo 2 — A verdadeira paixão de Cristo
Ora, Ele padeceu todas essas coisas por nós, para que fôssemos salvos. E padeceu verdadeiramente, assim como também verdadeiramente ressuscitou a si mesmo; não como pretendem certos incrédulos, que Ele apenas pareceu sofrer, como eles mesmos apenas parecem ser cristãos. E conforme crêem, assim lhes acontecerá, quando forem despojados de seus corpos e se tornarem simples espíritos malignos.
Ele padeceu tudo isso por nós; e padeceu realmente, e não apenas em aparência, assim como também verdadeiramente ressuscitou. Não, porém, como afirmam alguns incrédulos — que se envergonham da formação do homem, da cruz e da própria morte — que, apenas em aparência e não de verdade, tomou um corpo da Virgem e sofreu somente em aparência; esquecem-se d’Aquele que disse: “O Verbo se fez carne”; e ainda: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”; e novamente: “Quando for exaltado da terra, atrairei todos a mim”. O Verbo, portanto, habitou em carne, pois “a Sabedoria edificou para si uma casa”. O Verbo reergueu seu próprio templo ao terceiro dia, quando fora destruído pelos judeus que combatiam a Cristo. O Verbo, quando sua carne foi levantada, à semelhança da serpente de bronze no deserto, atraiu todos a si para a salvação eterna.
Capítulo 3 — Cristo possuía corpo após a ressurreição
Pois sei que, após sua ressurreição, Ele ainda possuía carne, e creio que assim é agora. Quando, por exemplo, veio aos que estavam com Pedro, disse-lhes: “Tocai, apalpai-me, e vede que não sou um espírito incorpóreo.” E imediatamente o tocaram e creram, convencidos por sua carne e por seu espírito. Por isso também desprezaram a morte e se mostraram seus vencedores. E depois da ressurreição comeu e bebeu com eles, por possuir carne, embora espiritualmente estivesse unido ao Pai.
E sei que Ele tinha corpo não só ao nascer e ser crucificado, mas também após a ressurreição; e creio que assim é agora. Quando veio aos que estavam com Pedro, disse-lhes: “Tocai, apalpai-me, e vede que não sou um espírito incorpóreo; pois o espírito não tem carne e ossos, como vedes que eu tenho.” E disse a Tomé: “Põe aqui o teu dedo no lugar dos cravos, e estende a tua mão, e mete-a no meu lado”; e imediatamente creram que Ele era o Cristo. Por isso também desprezaram a morte — quanto mais afrontas e açoites! —; e, depois de lhes mostrar que verdadeiramente havia ressuscitado e não só em aparência, comeu e bebeu com eles durante quarenta dias completos. E assim, com a carne, foi elevado à vista deles para Aquele que o enviara, e, com essa mesma carne, há de vir novamente, acompanhado de glória e poder. Pois dizem os oráculos santos: “Este Jesus, que dentre vós foi arrebatado para o céu, assim virá, do mesmo modo como o vistes ir ao céu.” Mas, se dizem que virá no fim do mundo sem corpo, como “o verão os que o traspassaram”, e, reconhecendo-o, “hão de chorar por si mesmos”? Com efeito, seres incorpóreos não têm forma nem figura, nem aspecto de ser dotado de configuração, porque sua natureza é simples.
Capítulo 4 — Acautelai-vos desses hereges
Dou-vos essas instruções, caríssimos, certo de que tendes as mesmas opiniões que eu. Mas previno-vos com antecedência contra essas feras em figura de homens, que não só não deveis receber, mas, se possível, nem mesmo encontrar; somente orai a Deus por eles, para que, de algum modo, sejam conduzidos à penitência — o que, porém, será muito difícil. Contudo, Jesus Cristo, nossa verdadeira vida, tem poder para isso. Mas, se todas essas coisas foram feitas por nosso Senhor somente em aparência, então eu também estou preso apenas em aparência. E por que me entreguei à morte, ao fogo, à espada, às feras? Na verdade, quem está perto da espada está perto de Deus; quem está entre feras está em companhia de Deus, contanto que seja assim em nome de Jesus Cristo. Suporto tudo isso para padecer com Ele, Ele que, feito homem perfeito, me fortalece interiormente.
Dou-vos essas instruções, caríssimos, certo de que pensais como eu. Mas previno-vos com antecedência dessas feras em figura de homens, das quais não só deveis afastar-vos, mas até fugir. Somente orai por eles, se de algum modo se converterem. Pois, se o Senhor esteve em corpo apenas em aparência, e foi crucificado só em aparência, então eu também estou preso apenas em aparência. E por que me entreguei à morte, ao fogo, à espada, às feras? Mas, de fato, tudo suporto por Cristo, não em aparência, mas em realidade, para padecer com Ele, enquanto Ele mesmo me fortalece por dentro; pois, de mim mesmo, não tenho tal capacidade.
Capítulo 5 — Seus erros perigosos
Alguns o negam por ignorância — ou antes, foram por Ele negados —, sendo advogados da morte mais que da verdade. A tais não persuadiram os profetas, nem a lei de Moisés, nem o Evangelho até hoje, nem os sofrimentos que cada um de nós tem suportado. Pois pensam de nós da mesma maneira. De que me aproveita que alguém me louve, mas blasfeme de meu Senhor, não confessando que Ele foi verdadeiramente possuidor de um corpo? Quem não reconhece isso, de fato o negou por completo, achando-se envolto em morte. Não julguei, porém, conveniente escrever os nomes de tais pessoas, por serem descrentes; longe de mim até mencioná-los, enquanto não fizerem penitência e retornarem à paixão de Cristo, que é a nossa ressurreição.
Alguns o negaram por ignorância e defendem a falsidade em vez da verdade. A tais não persuadiram as profecias, nem a lei de Moisés, nem o Evangelho até hoje, nem os sofrimentos que cada um de nós suportou. Pensam de nós do mesmo modo. De que aproveita que alguém me louve, mas blasfeme de meu Senhor, não reconhecendo-O Deus encarnado? Quem não confessa isso, de fato o negou por completo, envolto em morte. Não julguei, porém, conveniente escrever os nomes de tais pessoas, por serem descrentes; longe de mim mencioná-los, enquanto não se converterem.
Capítulo 6 — Quem não crer no sangue de Cristo será condenado
Ninguém se engane a si mesmo. Tanto as coisas que estão nos céus, como os gloriosos anjos e potestades, visíveis e invisíveis, se não crerem no sangue de Cristo, por isso incorrerão em condenação. “Quem pode compreender, compreenda.” Não se envaideça ninguém por posição elevada: o que vale acima de tudo é a fé e a caridade, às quais nada se deve preferir. Considerai, porém, como se opõem à vontade de Deus os que pensam de modo diverso acerca da graça de Cristo que chegou até nós. Não cuidam da caridade; não se preocupam com a viúva, o órfão, o oprimido; com o escravo ou o livre; com o faminto ou o sedento.
Ninguém se engane. A menos que creia que Cristo Jesus viveu na carne, e confesse sua cruz e paixão, e o sangue que derramou pela salvação do mundo, não alcançará a vida eterna — seja rei, sacerdote, magistrado ou privado; senhor ou servo; homem ou mulher. “Quem pode compreender, compreenda.” Não ensoberbeça a ninguém a dignidade, o posto ou as riquezas; nem humilhe a ninguém a condição humilde ou a pobreza. Pois os pontos principais são a fé para com Deus, a esperança em Cristo — fruição dos bens que aguardamos — e a caridade para com Deus e o próximo. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “ao teu próximo como a ti mesmo.” E o Senhor diz: “A vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste.” E ainda: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” Notai, portanto, os que pregam outras doutrinas: afirmam que o Pai de Cristo não pode ser conhecido e mostram inimizade e engano no trato entre si. Não têm apreço pela caridade; desprezam os bens futuros que esperamos; têm pelas coisas presentes como se fossem duradouras; escarnecem do aflito; riem do que está em cadeias.
Capítulo 7 — Afastemo-nos desses hereges
Eles se abstêm da Eucaristia e da oração, porque não confessam que a Eucaristia é a carne de nosso Salvador Jesus Cristo, a qual padeceu por nossos pecados e que o Pai, em sua bondade, ressuscitou. Aqueles, pois, que falam contra esse dom de Deus incorrem em morte no meio de suas contendas; melhor lhes fora tratá-lo com reverência, para que também ressuscitem. Convém, portanto, que vos mantenhais afastados de tais pessoas e que não faleis delas nem em particular nem em público, mas presteis atenção aos profetas e, sobretudo, ao Evangelho, no qual a paixão de Cristo nos foi revelada e a ressurreição, plenamente comprovada. Evitai, porém, toda divisão, como princípio dos males.
Envergonham-se da cruz; escarnecem da paixão; zombam da ressurreição. São prole daquele espírito que é autor de todo mal: que, por meio da mulher, levou Adão a transgredir o mandamento; que matou Abel pelas mãos de Caim; que combateu contra Jó; que foi o acusador de Josué, filho de Josedec; que quis “peneirar” a fé dos apóstolos; que excitou a multidão dos judeus contra o Senhor; e que agora “opera nos filhos da desobediência”; do qual nos livrará o Senhor Jesus Cristo, que orou para que a fé dos apóstolos não desfalecesse — não porque de Si mesmo não pudesse preservá-la, mas porque se compraz na precedência do Pai. Convém, portanto, afastar-se de tais pessoas, e nem em particular nem em público conversar com elas; antes, atender à Lei e aos Profetas e àqueles que vos pregaram a palavra da salvação. Fugi de todas as abomináveis heresias e dos que causam cismas, como princípio dos males.
Capítulo 8 — Nada se faça sem o bispo
Vede que todos sigais o bispo, como Jesus Cristo segue o Pai; e o presbitério, como faríeis com os apóstolos; e reverenciai os diáconos, como sendo instituição de Deus. Ninguém faça algo referente à Igreja sem o bispo. Repute-se como legítima a Eucaristia aquela que é presidida pelo bispo, ou por quem ele tiver encarregado. Onde quer que o bispo apareça, ali esteja a multidão; assim como, onde está Jesus Cristo, ali está a Igreja Católica. Sem o bispo não é lícito batizar, nem celebrar ágape; mas aquilo que ele aprovar, isso também é agradável a Deus, para que tudo quanto se faz seja seguro e válido.
Vede que todos sigais o bispo, como Cristo Jesus segue o Pai; e o presbitério, como faríeis com os apóstolos. Reverenciai também os diáconos, como os que, por seu ofício, executam a disposição de Deus. Ninguém faça algo referente à Igreja sem o bispo. Repute-se como legítima a Eucaristia aquela que é presidida pelo bispo, ou por quem ele tiver encarregado. Onde o bispo aparecer, aí esteja também a multidão do povo; assim como, onde está Cristo, ali está todo o exército celeste a servi-Lo, como Chefe supremo do poder do Senhor e Governador de toda natureza inteligente. Sem o bispo não é lícito batizar, nem oferecer, nem apresentar sacrifício, nem celebrar ágape. Mas o que lhe parecer bem é também agradável a Deus, para que tudo quanto fizerdes seja seguro e válido.
Capítulo 9 — Honrai o bispo
Além disso, é razoável que voltemos à sobriedade de vida e, enquanto temos oportunidade, exerçamos penitência para com Deus. É bom reverenciar tanto a Deus quanto ao bispo. Quem honra o bispo foi honrado por Deus; quem faz algo sem o conhecimento do bispo, ao diabo serve. Que tudo abunde para vós pela graça, pois sois dignos. Em tudo me haveis refrigerado, e Jesus Cristo vos refrigerará. Amastes-me ausente como presente. Deus vos recompense: por amor d’Ele, suportando tudo, a Ele haveis de alcançar.
Além disso, é conforme à razão que voltemos à sobriedade de vida e, enquanto temos oportunidade, façamos penitência para com Deus; pois “no Hades não há quem confesse os seus pecados”. “Eis o homem, e sua obra está diante dele.” E a Escritura diz: “Meu filho, honra a Deus e ao rei.” Eu digo: honra a Deus, como Autor e Senhor de todas as coisas; ao bispo, como sumo sacerdote que traz a imagem de Deus — de Deus, enquanto governa; e de Cristo, enquanto sacerdote. Depois d’Ele, honre-se também o rei. Não há ninguém superior a Deus, nem sequer semelhante a Ele entre os seres que existem; nem há, na Igreja, alguém maior que o bispo, que ministra como sacerdote a Deus para a salvação do mundo inteiro; nem, entre os governantes, alguém comparável ao rei, que assegura paz e boa ordem aos que dirige. Quem honra o bispo será honrado por Deus, assim como quem o desonra será punido por Deus. Pois, se quem se levanta contra os reis justamente é tido por digno de pena, por desfazer a ordem pública, quanto mais severo castigo pensam vós merecer quem presume fazer algo sem o bispo, destruindo a unidade e perturbando a ordem da Igreja? Com efeito, o sacerdócio é o ápice de todos os bens entre os homens; e quem ousa lutar contra ele desonra não um homem, mas a Deus e a Jesus Cristo, Primogênito e único Sumo Sacerdote, por natureza, do Pai. Portanto, faça-se tudo entre vós com boa ordem em Cristo: o laicato sujeito aos diáconos; os diáconos aos presbíteros; os presbíteros ao bispo; o bispo a Cristo, como Cristo ao Pai. Assim como me haveis confortado, irmãos, assim Jesus Cristo vos confortará. Amastes-me ausente como presente. Deus vos recompensará, pois por causa d’Ele mostrastes tal benevolência para com seu prisioneiro. E, ainda que eu não seja digno, o vosso zelo é coisa digna de admiração. “Quem recebe um profeta em nome de profeta receberá recompensa de profeta”; é claro também que quem honra um prisioneiro de Jesus Cristo receberá a recompensa dos mártires.
Capítulo 10 — Reconhecimento de vossa bondade
Procedestes bem em acolher Fílon e Réo Agatópo como servos de Cristo nosso Deus, que me têm seguido por amor de Deus e dão graças ao Senhor por vossa causa, porque de toda maneira os haveis refrigerado. Nada disso se perderá para vós. Minha alma seja por vós, assim como minhas cadeias, de que não vos envergonhastes nem tivestes pejo; nem Jesus Cristo, nossa perfeita esperança, se envergonhará de vós.
Procedestes bem em acolher Fílon, Gaio e Agatópo, que, servos de Cristo, me têm seguido por amor de Deus e grandemente bendizem o Senhor por vossa causa, porque de toda maneira os haveis refrigerado. Nada do que fizestes por eles deixará de ser computado a vosso favor. “O Senhor vos conceda alcançar misericórdia naquele dia!” Minha alma seja por vós, assim como minhas cadeias, de que não vos envergonhastes nem tivestes pejo. Por isso, tampouco Jesus Cristo, nossa perfeita esperança, se envergonhará de vós.
Capítulo 11 — Pedido para que enviem mensageiro a Antioquia
Vossa oração chegou à Igreja que está em Antioquia, na Síria. Vindo de lá, preso com cadeias sobremodo agradáveis a Deus, saúdo a todos — eu, que não sou digno de ser chamado dali, pois sou o menor entre eles. Contudo, segundo a vontade de Deus, fui julgado digno desta honra, não por me julgar merecedor, mas pela graça de Deus — a qual desejo me seja plenamente concedida —, para que, por vossas orações, eu alcance a Deus. Para que, pois, vossa obra seja completa tanto na terra quanto no céu, convém que, para honra de Deus, vossa Igreja eleja algum delegado digno, para que, indo à Síria, felicite-os por estarem em paz e restituídos à sua própria grandeza, e por lhes ter sido restabelecida a devida constituição. Parece-me, então, conveniente que envieis alguém de vós com uma carta, para que, com eles, se alegre pela tranquilidade que, segundo a vontade de Deus, obtiveram, e porque, por vossas orações, chegaram agora ao porto. Sendo perfeitos, aspirai também às coisas perfeitas. Pois, quando quereis fazer o bem, Deus também está pronto a ajudar-vos.
Vossas orações chegaram à Igreja de Antioquia, e ela está em paz. Vindo de lá preso, saúdo a todos — eu, que não sou digno de ser chamado dali, pois sou o menor entre eles. Contudo, segundo a vontade de Deus, fui julgado digno desta honra, não por me julgar merecedor, mas pela graça de Deus — a qual desejo me seja plenamente concedida —, para que, por vossas orações, eu alcance a Deus. Para que, pois, vossa obra seja completa tanto na terra quanto no céu, convém que, para honra de Deus, vossa Igreja eleja algum delegado digno, para que, indo à Síria, felicite-os por estarem em paz e restituídos à sua grandeza, e por lhes ter sido restabelecida a devida constituição. O que me parece próprio é isto: que envieis alguém de vós com uma carta, para que, com eles, se alegre pela tranquilidade que, segundo a vontade de Deus, obtiveram, e porque, por vossas orações, obtive a Cristo como porto seguro. Sendo perfeitos, aspirai também às coisas perfeitas. Pois, quando quereis fazer o bem, Deus também está pronto a ajudar-vos.
Capítulo 12 — Saudações
A caridade dos irmãos de Trôade vos saúda; de onde também vos escrevo por Burrus, que enviastes comigo, juntamente com os efésios, vossos irmãos, e que em tudo me refrigerou. Oxalá todos o imitem, como modelo de ministro de Deus. A graça o recompensará em tudo. Saúdo o vosso digníssimo bispo e o vosso venerabilíssimo presbitério, e os vossos diáconos, meus conservidores, e a cada um de vós em particular como em geral, em nome de Jesus Cristo e em sua carne e sangue, em sua paixão e ressurreição, tanto corporal como espiritual, em união com Deus e convosco. Graça, misericórdia, paz e paciência estejam convosco para sempre!
A caridade de vossos irmãos de Trôade vos saúda; de onde também vos escrevo por Burgo, que enviastes comigo, juntamente com os efésios, vossos irmãos, e que em tudo me refrigerou. Oxalá todos o imitem, como modelo de ministro de Deus. A graça do Senhor o recompensará em tudo. Saúdo o vosso digníssimo bispo Policarpo, e o vosso venerável presbitério, e os vossos diáconos portadores de Cristo, meus conservidores, e a cada um de vós em particular como em geral, em nome de Cristo Jesus e em sua carne e sangue, em sua paixão e ressurreição, tanto corporal como espiritual, em união com Deus e convosco. Graça, misericórdia, paz e paciência estejam convosco em Cristo para sempre!
Capítulo 13 — Conclusão
Saúdo as famílias de meus irmãos, com suas esposas e filhos, e as virgens chamadas viúvas. Sede fortes, rogo, no poder do Espírito Santo. Fílon, que está comigo, vos saúda. Saúdo a casa de Távias, e oro para que seja confirmada na fé e na caridade, tanto corporal como espiritual. Saúdo Alce, minha muito amada, e o incomparável Dáfnio, e Eutecno, e a todos nominalmente. Saudai-vos no favor de Deus.
Saúdo as famílias de meus irmãos, com suas esposas e filhos, e as que são sempre virgens, e as viúvas. Sede fortes, rogo, no poder do Espírito Santo. Fílon, meu conservo, que está comigo, vos saúda. Saúdo a casa de Távias e oro para que seja confirmada na fé e na caridade, tanto corporal como espiritual. Saúdo Alce, minha muito amada, e o incomparável Dáfnio, e Eutecno, e a todos nominalmente. Saudai-vos na graça de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, sendo cheios do Espírito Santo e da divina e sagrada sabedoria.