Maria Prosélita a Inácio
Maria, prosélita de Jesus Cristo, a Inácio Teóforo, bispo muito bem-aventurado da Igreja apostólica que está em Antioquia, amado em Deus Pai e em Jesus: saúde e felicidade. Todos nós rogamos por ti alegria e paz n’Ele.
1. Ocasião da epístola
Visto que Cristo foi-nos revelado, para nossa admiração, como o Filho do Deus vivo, e que, nestes últimos tempos, se fez homem por meio da Virgem Maria, da descendência de Davi e de Abraão, conforme os anúncios feitos anteriormente a respeito d’Ele e por meio d’Ele pela companhia dos profetas, suplicamos e rogamos, pela tua sabedoria, que Maris, nosso amigo, bispo de nossa cidade natal Neápolis, que está perto de Zarbos, e Eulógio, e Sóbelo o presbítero, sejam enviados a nós, para que não fiquemos destituídos de quem presida sobre a palavra divina. Pois Moisés também diz: “O Senhor Deus suscite um homem que conduza este povo, e a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor.”
2. A juventude pode estar unida à piedade e à prudência
Quanto ao fato de os que nomeamos serem jovens, não tenhas, ó bem-aventurado, qualquer receio. Quero que saibas que eles são sábios quanto à carne e insensíveis às suas paixões, resplandecendo com toda a glória de uma cabeça coroada de cabelos brancos por seus próprios méritos, embora recentemente chamados, como jovens, ao sacerdócio. Ora, põe em exercício os teus pensamentos por meio do Espírito que Deus te concedeu em Cristo, e recordarás que Samuel, ainda criança, foi chamado de vidente, e foi contado entre os profetas, repreendendo o ancião Eli por sua transgressão, já que ele honrava seus filhos insensatos acima de Deus, autor de todas as coisas, e os deixara impunes quando transformavam em escárnio o ofício sacerdotal e agiam violentamente contra o povo.
3. Exemplos de dedicação juvenil
Além disso, o sábio Daniel, quando ainda jovem, julgou certos anciãos vigorosos, mostrando que eram homens ímpios e não dignos de serem chamados de anciãos, e que, embora judeus por descendência, eram cananeus em prática. E Jeremias, quando, por causa de sua juventude, recusava o ofício profético que lhe fora confiado por Deus, foi-lhe dito: “Não digas: Sou uma criança; porque a todos a quem Eu te enviar irás, e tudo quanto Eu te ordenar falarás, porque Eu estou contigo.” E Salomão, ainda com doze anos, teve sabedoria para decidir a importante questão sobre os filhos das duas mulheres, quando não se sabia a quem realmente pertenciam. Todo o povo ficou admirado de tal sabedoria em uma criança e o venerou não como um mero jovem, mas como um homem completo. Ele também resolveu as difíceis questões da rainha dos etíopes, que tinham proveito assim como as águas do Nilo são fecundas, de tal modo que aquela mulher, embora sábia, ficou sobremaneira admirada.
4. Continuação sobre o mesmo assunto
Josias também, amado de Deus, quando mal podia articular palavras, já convencia os possuídos de espírito maligno como sendo falsos em seu discurso e enganadores do povo. Revelava o engano dos demônios e expunha abertamente os que não eram deuses. Ainda em tenra idade, matou seus sacerdotes, derrubou seus altares, contaminou os lugares de sacrifício com cadáveres, destruiu templos, cortou bosques, quebrou colunas e abriu os túmulos dos ímpios, para que não restasse sequer vestígio deles. Assim demonstrava zelo pela piedade e se mostrava castigador dos ímpios, ainda que balbuciasse como criança. Também Davi, que foi ao mesmo tempo profeta e rei, e raiz de nosso Salvador segundo a carne, ainda jovem foi ungido por Samuel como rei. Pois ele mesmo diz: “Eu era pequeno entre meus irmãos, e o mais jovem na casa de meu pai.”
5. Expressões de respeito por Inácio
O tempo me faltaria se eu tentasse enumerar todos os que agradaram a Deus em sua juventude, tendo sido incumbidos por Ele do ofício profético, sacerdotal ou real. Os que mencionei já bastam para trazer o assunto à tua memória. Suplico-te que não me julgues presunçosa ou vaidosa por ter escrito assim. Pois não expus essas coisas para instruir-te, mas apenas para trazer à lembrança do meu pai em Deus. Sei bem o meu lugar e não me comparo a ti. Saúdo o teu santo clero e o povo amante de Cristo que está sob teus cuidados pastorais. Todos os fiéis que estão conosco te saúdam. Ora, ó bem-aventurado pastor, para que eu esteja com saúde em Deus.