Saudação
Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja que peregrina na Síria, que alcançou misericórdia de Deus, foi eleita por Cristo, e que primeiro recebeu o nome de Cristã, deseja felicidade em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo.
Capítulo 1 — Advertências contra o erro
O Senhor tornou leves e suaves minhas cadeias desde que soube que estais em paz, vivendo em perfeita harmonia de corpo e espírito. “Eu, pois, prisioneiro no Senhor, vos exorto a andardes dignos da vocação com que fostes chamados” [Ef 4,1], guardando-vos das heresias do maligno, que entraram entre nós para enganar e destruir aqueles que as recebem. Mas vós deveis atentar para a doutrina dos apóstolos e crer tanto na Lei como nos Profetas; rejeitai todo erro judaico e gentílico, sem multiplicar deuses nem negar Cristo sob o pretexto da unidade de Deus.
Capítulo 2 — A verdadeira doutrina sobre Deus e Cristo
Moisés, o fiel servo de Deus, ao dizer: “O Senhor teu Deus é um só Senhor” [Dt 6,4], proclamou a unidade divina; mas logo depois confessou também nosso Senhor, quando escreveu: “O Senhor fez chover sobre Sodoma e Gomorra enxofre e fogo da parte do Senhor” [Gn 19,24]. E novamente: “Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem; e assim Deus criou o homem, à imagem de Deus o criou” [Gn 1,26-27]. E ainda: “Na imagem de Deus Ele fez o homem.” E que o Filho de Deus deveria tornar-se homem, Moisés mostrou ao dizer: “O Senhor suscitará para vós, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim” [Dt 18,15].
Capítulo 3 — Testemunho dos Profetas
Os Profetas também, falando em nome de Deus, disseram: “Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e fora de Mim não há Deus” [Is 44,6]. E sobre Jesus Cristo: “Um Filho nos foi dado, sobre cujo ombro repousa o principado; e Seu nome será Anjo do grande conselho, Admirável, Conselheiro, Deus forte” [Is 9,6 LXX]. E sobre Sua encarnação: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e Seu nome será Emanuel” [Is 7,14]. E sobre Sua paixão: “Foi conduzido como ovelha ao matadouro; e como cordeiro diante do tosquiador emudeceu” [Is 53,7].
Capítulo 4 — Testemunho dos Evangelistas
Os Evangelistas, ao declararem que o Pai é “o único Deus verdadeiro” [Jo 17,3], não omitiram a respeito de nosso Senhor, mas escreveram: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele” [Jo 1,1-3]. E sobre a encarnação: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” [Jo 1,14]. E ainda: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão” [Mt 1,1]. E os mesmos apóstolos que disseram “há um só Deus” [1Cor 8,6], disseram também: “Há um só Mediador entre Deus e os homens” [1Tm 2,5].
Capítulo 5 — Denúncia dos falsos mestres
Portanto, quem declara que há um só Deus apenas para negar a divindade de Cristo é um servo do diabo e inimigo da justiça. Aquele que confessa Cristo, mas não como Filho do Criador do mundo, e sim de outro ser desconhecido, é instrumento do maligno. O que rejeita a encarnação e se envergonha da cruz, por amor da qual estou em cadeias, é o anticristo. E quem afirma que Cristo é apenas um homem é maldito, pois confia no homem e não em Deus, tornando-se estéril como o mirto selvagem.
Capítulo 6 — Novas advertências
Escrevo-vos, ó nova oliveira de Cristo, não porque suponha que abraceis tais erros, mas para vos prevenir como um pai a seus filhos. Guardai-vos dos que se apressam em fazer o mal, dos inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição. Evitai os “cães mudos”, as serpentes rastejantes, os dragões, os escorpiões: lobos disfarçados, que imitam os homens.
Capítulo 7 — Exortação à fidelidade
Fostes discípulos de Paulo e de Pedro; não percais o que vos foi confiado. Lembrai-vos de Evódio, vosso bem-aventurado pastor, a quem os apóstolos primeiro confiaram o governo de vós. Não desonremos nosso Pai; mostremo-nos filhos legítimos e não bastardos. Recordai como vivi entre vós e crede no que vos escrevo agora ausente. “Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema” [1Cor 16,22].
Capítulo 8 — Exortações aos presbíteros e demais
Vós, presbíteros, “apacentai o rebanho” [1Pd 5,2] até que Deus mostre quem será o vosso guia. Vós, diáconos, lembrai a dignidade de vosso ministério e sede irrepreensíveis. O povo, sujeitai-vos aos presbíteros e diáconos. As virgens, recordem a quem se consagraram.
Capítulo 9 — Deveres familiares
Maridos, amai vossas esposas, recordando que, na criação, foi dada uma só mulher a um homem. Esposas, honrai vossos maridos como a própria carne; sede castas e fiéis. Pais, educai vossos filhos na santidade. Filhos, honrai vossos pais, “para que sejais felizes e tenhais longa vida sobre a terra” [Ef 6,2-3].
Capítulo 10 — Deveres de senhores e servos
Senhores, não trateis vossos servos com altivez, mas imitai o justo Jó, que disse: “Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva quando pleiteavam comigo, que farei quando Deus Se levantar?” [Jó 31,13-14]. Servos, não irriteis vossos senhores, para não trazerdes males incuráveis a vós mesmos.
Capítulo 11 — Deveres morais diversos
Que ninguém entregue-se à ociosidade, pois a ociosidade gera miséria. Longe de vós a embriaguez, a ira, a inveja, as blasfêmias. As viúvas, que não vivam na luxúria, mas em sobriedade. Sede submissos a César em tudo o que não comprometa a fé. Não provoqueis vossos governantes, para não dar ocasião contra vós. Quanto às práticas abomináveis — feitiçarias, depravações, homicídios — não é preciso insistir, pois até os gentios as condenam.
Capítulo 12 — Saudações
Saúdo o santo presbitério, os diáconos, e aquele que me é caríssimo, a quem desejo ver ocupando o meu lugar quando eu for para Cristo. Saúdo subdiáconos, leitores, cantores, porteiros, trabalhadores, exorcistas, confessores, guardiões das portas santas, diaconisas, virgens consagradas, e todo o povo do Senhor, dos menores aos maiores.
Capítulo 13 — Saudações continuadas
Saúdo Cassiano, sua esposa e seus filhos. Policarpo, bispo digno e solícito por vós, vos saúda; a ele vos confiei no Senhor. Toda a Igreja de Esmirna vos recorda em oração. Onesímo, bispo dos Efésios, vos saúda; também Damas, bispo de Magnésia; Políbio, bispo de Trales; e os diáconos Filo e Agatopo, meus companheiros. “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo” [Rm 16,16].
Capítulo 14 — Conclusão
Escrevo-vos de Filipos. Que o Deus único, o Incriado, vos conserve firmes no espírito e na carne, por meio d’Aquele que foi gerado antes de todos os séculos! Que eu possa alegrar-me em vós no Reino de Cristo. Saúdo aquele que governará entre vós em meu lugar. Permanecei firmes em Deus, em Cristo e iluminados pelo Espírito Santo.