Inácio, e os irmãos que estão com ele, a João, o santo presbítero.
Estamos profundamente aflitos com a tua demora em nos fortalecer por meio de tuas exortações e consolações. Se tua ausência se prolongar, decepcionará a muitos de nós. Apressa-te, pois, em vir, pois cremos que isso é conveniente.
Há também muitas de nossas irmãs aqui que desejam ver Maria, a mãe de Jesus, e querem dia após dia partir de nós até ti, para que possam encontrá-la e tocar aqueles seios que amamentaram o Senhor Jesus, e perguntar-lhe a respeito de alguns assuntos mais ocultos.
Mas também Salomé, filha de Ana, a quem tu amas, que permaneceu cinco meses com ela em Jerusalém, e outras pessoas conhecidas, relatam que ela é cheia de todas as graças e virtudes, à maneira de uma virgem, fecunda em virtude e graça.
E, segundo dizem, ela é alegre nas perseguições e aflições, livre de murmurações em meio à penúria e necessidade, grata até mesmo para com os que a ofendem, e se alegra quando exposta a tribulações. Ela se compadece dos miseráveis e aflitos, como se compartilhasse de suas dores, e não demora em vir em seu auxílio.
Além disso, resplandece gloriosamente ao lutar na batalha da fé contra os perniciosos combates de falsos princípios ou condutas. Ela é a senhora da nossa nova religião e arrependimento, e a serva entre os fiéis em todas as obras de piedade.
De fato, é dedicada aos humildes, e se humilha mais devotamente do que os próprios devotos, sendo maravilhosamente engrandecida por todos, ao mesmo tempo em que sofre detração por parte dos escribas e fariseus.
Além destes pontos, muitos nos relatam também várias outras coisas a seu respeito. Não chegamos, contudo, a acreditar em tudo em cada detalhe; tampouco te mencionamos tais coisas. Mas, como fomos informados por aqueles dignos de crédito, há em Maria, a mãe de Jesus, uma pureza angélica de natureza unida à natureza humana.
Relatos como estes têm inflamado grandemente nossas emoções e nos impulsionam a desejar ardentemente contemplar este, se é lícito assim dizer, prodígio celestial e sacratíssimo mistério.
Apressa-te, portanto, a atender a este nosso desejo; e passa bem. Amém.