Comodiano
Biografia
Visão geral
- Poeta cristão. Data de nascimento incerta.
- Geralmente situado no meio do séc. III ou entre o fim da perseguição de Diocleciano e o édito de Maxêncio (305–311).
- Outros propõem que tenha vivido sob Juliano ou até meados do séc. V.
- Conhecido quase só por seus próprios escritos; fora deles, há menções em Gennadius, De Viris Illustribus (cap. XV) e na condenação de Pseudo-Gelásio (De Libris recipiendis et non recipiendis, Migne, P.L., LIX, 163).
Identidade e conversão
- Gennadius (tirando dados da própria obra) diz que imitou Tertuliano, Lactâncio e Pápias.
- Manuscritos sugeriram que veio de Gaza (Palestina) e teria sido bispo, mas:
- a 1ª passagem tem sentido incerto;
- a 2ª parece erro de copista.
- Afirma não ser “doctor” → provável leigo.
- Chama-se “mendicus Christi” (mendicante de Cristo), que pode significar quem implora a Cristo ou quem mendiga por Cristo.
- Após experiências religiosas variadas (paganismo, ciências ocultas, provável prática judaica), converteu-se pela leitura da Bíblia.
Obras
- “Instructions” (Instructiones)
- Coleção de 80 ensaios acrostísticos/abecedários, em dois livros.
- Plano e citações bíblicas revelam influência dos “Testimonia” de São Cipriano.
- Livro I: contra judeus e pagãos.
- Livro II: dirigido a catecúmenos, batizados, penitentes, matronas, clérigos, presbíteros e bispos.
- Tom por vezes satírico; forte ênfase ética e esmola.
- “Carmen apologeticum”
- Título é enganoso (Pitra, 1852).
- Estrutura (versos):
- Preâmbulo (1–88)
- Resumo sobre Deus e Cristo (89–578)
- Necessidade da fé para a salvação (379–790)
- Fim do mundo (791–1060)
- A pintura do fim tornou seu nome célebre.
Enredo escatológico (sobretudo no Carmen)
Etapa | Descrição |
1 | Sétima perseguição (simbólica; a última). Cristãos sofrem. |
2 | Godos surpreendem e destroem Roma. |
3 | Nero (Anticristo do Ocidente) reaparece, retoma Roma dos godos, alia-se a dois Césares e persegue os cristãos por 3 anos e meio. |
4 | Surge outro Anticristo, o homem da Pérsia (do Oriente); vence Nero, incendeia Roma, instala-se na Judeia e faz prodígios. |
5 | Deus avança além da Pérsia com um exército de bem-aventurados; o Anticristo é vencido; Cristo e os santos se estabelecem em Jerusalém. |
Para o que segue, ver “Instructions” II, 1–4:
Ressurreição dos eleitos, que gozam 1000 anos de felicidade. Depois, conflagração do mundo; Cristo aparece; todos os mortos ressuscitam para o Juízo Final → Paraíso ou Inferno.
Fontes e influências
- Bíblia: sobretudo Apocalipse, Profetas e IV Esdras.
- Oráculos Sibilinos; Tertuliano, Minúcio Félix, Cipriano, Lactâncio.
- Clássicos latinos (formas de expressão): Terêncio, Lucrécio, Horácio, Cícero e, sobretudo, Virgílio.
Avaliação doutrinária
- Teologia pouco segura: além do milenarismo, parece professar Monarquianismo e Patripassianismo (heresias trinitárias).
Estilo e métrica
- Linguagem rude e por vezes incorreta.
- Não é o iniciador da versificação por acento.
- Tenta escrever em hexâmetro datílico e consegue em 63 de mais de 2000 versos.
- Compensa em parte com paralelismo, rima, acróstico e divisão regular de versos.
- Apesar dos defeitos, o ímpeto da obra é real: fórmulas nítidas, quadros grandiosos do fim do mundo.
As duas obras principais (visão rápida)
Obra | Forma | Conteúdo central | Público-alvo |
Instructiones | 80 acrostos em 2 livros | I: contra judeus e pagãos; II: moral e disciplina cristã | Fiéis em estágios diversos (do catecúmeno ao bispo) |
Carmen apologeticum | Poema longo | Doutrina de Deus e Cristo; fé e salvação; escatologia vívida | Leitor amplo, com ênfase apologética/escatológica |
Edições
- Ludwig (Leipzig, 1877–78).
- Dombart (Vienna, 1877), em Corpus scriptorum eccles. latinorum, XV.
- O poema contra Marcio, às vezes atribuído a Commodianus, é obra de um imitador.
Bibliografia
SCHANZ, Geschichte der römischen Literatur in Handbuch der klassischen Altertumswissenschaft of VON MÜLLER (Munich, 1905), VIII, pt. III, 427–36; MONCEAUX, Histoire littéraire de l'Afrique chrétienne (Paris, 1905), III, 451–89; BREWER, Kommodian von Gaza, ein arelatensischer Laiendichter aus der Mitte des fünften Jahrhunderts (Paderborn, 1906) — a tese é muito incerta; ver Revue critique d'histoire et de littérature (Paris, 1907), II, 199.
Fonte
Tradução para o português realizada com auxílio de ferramentas de tradução e inteligência artificial, podendo incluir ajustes editoriais e adaptações de leitura. Baseado em The Catholic Encyclopedia, Volume 4, artigo Commodianus, escrito por Paul Lejay, (New York: The Encyclopedia Press, Inc., 1913). Publicado por Kelvin Mariano para o projeto Medalius.
Links Relacionados
https://en.wikisource.org/wiki/Catholic_Encyclopedia_(1913)/Commodianus
https://archive.org/details/V04CatholicEncyclopediaKOfC/
Obras de Comodiano
Nenhuma obra encontrada
Esta personalidade ainda não possui obras publicadas.