Eusébio de Cesareia
Church father

Eusébio de Cesareia

c. 260–265 - 30 de maio de 339
Eusébio de Cesareia foi bispo, teólogo, exegeta e, sobretudo, o primeiro grande historiador da Igreja cristã. Amplamente reconhecido como o “Pai da História Eclesiástica”, suas contribuições literárias e doutrinárias moldaram a compreensão da Igreja primitiva e continuam indispensáveis para estudiosos e teólogos.
0 obras

Biografia

Origem e formação

Nasceu na Palestina por volta de 265 d.C.; a tradição indica, mas não confirma, que o local de nascimento tenha sido Cesareia Marítima. Foi batizado, catequizado e, mais tarde, ordenado presbítero na sua cidade natal.

Amizade com Pamphilus de Cesareia

Foi discípulo de Pamphilus de Cesareia, presbítero que fundou uma escola teológica e manteve uma grande biblioteca, herdando numerosos manuscritos de Orígenes.

Biblioteca de Cesareia e estudos bíblicos

Junto a Pamphilus, dedicou‑se à crítica textual da Septuaginta e do Novo Testamento, usando como referência a Hexapla de Orígenes e realizando correções e comparações de manuscritos. Também ficou célebre pelos Cânones Eusebianos, tabelas que organizam as passagens paralelas dos Evangelhos e que foram utilizadas até a Idade Média.

Bispo e teólogo

Tornou‑se bispo de Cesareia por volta de 313 d.C.. Durante a controvérsia ariana participou ativamente da vida eclesiástica e esteve presente no Concílio de Niceia (325), onde assinou o Credo Niceno. Embora mantivesse uma moderação teológica e certa afinidade com a tradição origenista, foi plenamente aceito na ortodoxia da Igreja.

Relação com o Imperador Constantino

Eusébio teve de grande prestígio junto ao imperador Constantino, o Grande, e manteve‑lhe estreita relação de conselheiro, participando de decisões eclesiásticas e políticas da época. Após a morte de Constantino, Eusébio escreveu a obra 'Vida de Constantino', que combina relato biográfico e panegírico.

Obras principais

ObraNatureza
História EclesiásticaPrimeira grande narrativa da vida da Igreja, dos Apóstolos ao século IV
Crônica (Chronicon)Compilação cronológica da história universal
Preparação Evangélica (Praeparatio Evangelica)Apologética em quinze livros que demonstra a superioridade da fé cristã sobre a filosofia e religiões pagãs
Demonstração Evangélica (Demonstratio Evangelica)Continuação da obra anterior, voltada à interpretação cristológica das Escrituras
Sobre os Mártires da PalestinaRelatos das perseguições sob Diocleciano
OnomasticonDicionário geográfico dos lugares bíblicos
Vida de ConstantinoPanegírico e registro do imperador cristão
ComentáriosSobre Salmos, Isaías e os Evangelhos; além de tratados polêmicos e cartas pastorais

Doutrina e influência

Eusébio foi um pensador moderado, influenciado por Orígenes, que buscava conciliar a soberania de Deus com a cristologia em debate no século IV. Embora, em certos momentos, tenha se aproximado do ambiente ariano, aderiu oficialmente ao Credo de Niceia, alinhando‑se à doutrina trinitária da Igreja.

Legado e veneração

Apesar das críticas à sua imparcialidade histórica, Eusébio permanece como testemunha essencial da vida da Igreja primitiva; muitos documentos perdidos chegaram até nós apenas por meio de suas citações.

Obras de Eusébio de Cesareia

Nenhuma obra encontrada

Esta personalidade ainda não possui obras publicadas.

Produtos e Soluções

Conheça outras ferramentas e serviços.